Eu amo filmes de animação! As vezes, filmes de animação passam, na maioria das vezes, mensagens mais profundas e verdadeiras que certos filmes de adultos. Recentemente comecei a assistir alguns filmes da Disney que não tive a oportunidade quando criança ou mesmo adolescente e a experiência de me emocionar com estas estórias não foi diminuída por minha idade.

Pensando no meu carinho por filmes infantis, tentei fazer um ranking dos meus preferidos. Foi muito difícil escolher entre centenas de filmes que me marcaram, mas selecionei os 10 que mais marcaram minha infância e adolescência. Outros são mais recentes, mas conquistaram logo meu coração.

1- Tarzan: Eu tinha o VHS do filme quando criança e era apaixonada pela estória do menino que perdeu os pais e foi criado pelos gorilas em uma ilha distante. O encontro dos civilizados com ele, o romance entre ele e Jane... Desde a primeira vez que assisti ao filme me encantei. E é claro, a trilha sonora emocionante colabora para este ser um dos meus filmes favoritos.



2- Irmão Urso 2: Essa estória me tocou profundamente, como um homem que se colocou no lugar de um urso, mesmo que forçosamente, e percebeu o mundo pelos olhos do mesmo animal, onde o homem era o vilão e não o herói. Também temos Nita, que sai em uma busca para terminar sua ligação com Kenai, mas percebe que seu coração agora pertence aos dois ursos. A trilha sonora, as lindas paisagens e cenas do filme, o humor dos personagens e sua ligação sempre me emociona.



3- O Rei Leão 1 e 2: Eu tinha o VHS do segundo filme e sempre torcia para a Nala e o Kovu ficarem juntos. A estória dos leões, da África, sua relação com outros animais e suas disputas territoriais entrou para o hall dos favoritos. A música "Hakuna Matata" é inesquecível.




4- A Bela e a Fera: Eu me identifiquei muito com esta estória, afinal Bela é uma leitora assídua e que faria de tudo para proteger aqueles que ama. Além, a singela mensagem que o filme nos passa, de procurar ver o interior, os sentimentos, e não apenas a aparência das pessoas.



5- Atlantis: O Império Perdido. A estória do filme, ao contrário da maioria dos filmes da Disney, tem menos musical e mais ficção científica, que nos relembra das obras do escritor Júlio Verne. Eu sou apaixonada pelo mito da cidade perdida de Atlântida, ou Atlantis, desde criança, e apesar de só ter assistido ao filme ano passado, ele logo me conquistou. Milo é o cara nerd e corajoso, que acredita em seu projeto "impossível" e Kida é a bela princesa, porém repleta de personalidade. Ela se tornou uma das minhas princesas favoritas da Disney, ao lado de Bela e Anna.



6- Kung Fu Panda 1-3: O panda desastrado que não acreditava em si mesmo, mas que possuía um destino enorme diante de si. Todos os filmes nos mostram que é possível nos superar-nos e lutar pelo que acreditamos e amamos. Não importa quão grande o obstáculo que precisamos enfrentar, se acreditarmos que é possível, se tivermos fé e coragem, tudo é possível.


7- Procurando Nemo: A estória fascinante da família de peixes-palhaço, sobre a procura de um pai por seu filho, mesmo que para isso ele tivesse que enfrentar tubarões, humanos e águas-vivas. Além, sua amiga e companheira de viagem Dory que apesar de simpática tinha uma memória super curta, causando muita confusão e diversão para os peixes.



8- Dinossauro: Um dos meus primeiros VHS. Eu amo a estória do dinossauro Aladar, sobre sua família adotiva de macacos e sobre as aventuras e desventuras que eles passam ao tentar encontrar seu caminho. Fala sobre companheirismo, aceitação, sobre as consequências do orgulho, perdão, entre outros temas universais.



9- A Era do Gelo 1-4: Outro filme que eu possuía o VHS. Esta estória me conquistou logo no início: um mamute cabeça dura, uma preguiça desastrada e um tigre dente-de-sabre unidos para cuidar de um bebê humano. Todos os filmes posteriores da série também são ótimos, sempre nos trazem lições valiosas. São filmes divertidos que retratam um período histórico, e também temos o exemplo de superação e força de vontade no esquilo que é frustado em suas eternas tentativas de alcançar sua noz.


10- Zootopia: A estória sobre a coelha Judy que tinha um sonho que parecia impossível a todos ao seu redor e que por este motivo todos tentavam desacreditá-la e fazê-la desistir. Com muita determinação e coragem, Judy seguiu seu sonho sem se deixar levar pelo pessimismo dos outros. O filme também aborda a questão do preconceito que os animais vegetarianos sentiam pelos carnívoros. Amei esta estória!


Menção Honrosa: Spirit, o Corcel Indomável. Eu amo este filme, já perdi a conta de quantas vezes o assisti! Aprendi a montar a cavalo com 8 anos, e quando eu tinha 11 anos ganhei meu cavalo, o Piruca. Portanto, eu tenho um carinho enorme por este filme!


Eu espero que você também ame de filmes de animação tanto quanto eu e gostaria de saber se você concorda com os minhas escolhas para este ranking ou se o seu ranking conteria outros filmes, e se sim, quais?

2 Comentários

  1. Oi oi,

    eu amo animações! A minha favorita do momento é Divertida Mente, mas já vi e amo a maioria das que você citou! Ainda não vi Zootopia, mas quero conferir o filme em breve, já vi muitas críticas positivas!

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, assista à Zootopia, aposto que você irá amar! Quanto a Divertida Mente, eu assisti e gostei, a proposta do filme é super interessante, mas achei o filme um pouco confuso, ainda mais para o público infantil. Contudo, esta é a minha opinião pessoal, sei que muitas pessoas amam Divertida Mente.
      Abraços!

      Excluir

Seu comentário será sempre bem vindo!

Divulgação de blogs