Este ano, em maio, viajei com minha família para mais um país da América do Sul: Chile. Ficamos sete dias hospedados no hotel El Bosque San Sebastian, no bairro Las Condes, perto do Costanera Center e Mall. Esse hotel foi maravilhoso, o café da manhã é bem variado, indico muito!
Compartilho abaixo meu roteiro com dicas de locais e restaurantes, bons ou nem tanto, caso você também queira conhecer Santiago.

Dia 1 - Terça - Costanera Mall.

O shopping é enorme! Vários andares, ocupa um quarteirão inteiro. É recheado de lojas interessantes e a praça de alimentação é repleta de opções para os mais variados gostos, desde restaurante de frutos do mar até fast-food de comida oriental.

Dicas: Mercado Jumbo. Nele é possível encontrar de tudo um pouco: vinhos, água mineral, lanches e comidas típicas a um preço em conta. Lá encontrei até mesmo washi tapes (fitas adesivas decorativas) e levei duas pelo preço de uma no Brasil!

Livrarias: Contrapunto e Antartica. (Para visitar, apenas. Os preços são absurdos comparados aos do Brasil! O livro mais barato que encontrei estava R$55,00, uma edição de bolso e simples de um clássico.)

Casa e Ideas. cama, mesa e banho, decoração, vestuário e papelaria!

Starbucks. O Shopping possui duas unidades da franquia!

Jantei rolinhos primavera na praça de alimentação. Como eu não falo bem Espanhol, passei por alguns momentos constrangedores na hora de pedir a comida, já que as atendentes não entendiam nem Português nem Inglês...

Dia 2 - Quarta - La Moneda/Catedral/Museu/Mercado Central; de Flores e Frutas.

Pegamos um Uber até La Moneda, onde presenciamos a Troca da Guarda, que acontece sempre em dias ímpares. É uma cerimônia linda, com cavalos, banda e militares fazendo um show para as pessoas reunidas na praça.

Depois visitamos a grande catedral na Plaza das Armas, construída no século XVI. Sempre admiro estas grandes construções e sua belíssima arquitetura. Algumas áreas estavam em reformas, mas em nada diminuíam a beleza do lugar.

Na mesma Plaza das Armas, entramos no Museu Histórico Nacional, onde cada cômodo foi dedicado a um período da história, desde o passado, com os índios, até o atual. O cômodo que mais gostei foi o dedicado as grandes navegações, quando se deu o descobrimento da América por Colombo, patrocinado pelo reino de Castela e Leon.

Depois do Museu fomos ao Mercado Central, onde almoçamos em uma cantina, Empório Zunino e minha família experimentou as famosas empanadas chilenas (eu comi mini-pizza). Depois passamos rapidamente no Mercado das Frutas (frutas deliciosas!) e a seu lado, o de Flores.

Voltamos ao La Moneda, pois havíamos marcado com antecedência a visita guiada para as 15h. Foi o grande perrengue da viagem: Primeiro nos informaram que nossa visita havia sido adiada p/ as 16h, depois não nos deixaram entrar, dizendo que haviam nos enviado um e-mail adiando a visita para o dia seguinte. Acessei meu e-mail no local e não encontrei tal informação.
Mesmo mostrando a eles a confirmação da nossa visita para aquele dia e a falta do e-mail que eles afirmaram ter nos enviado, não nos deixaram entrar. Perdemos cerca 3 horas do nosso roteiro esperando entrar no local. Fique atento para o mesmo não acontecer com você.

Jantamos no La Picolla Italia, um restaurante italiano com diversas opções de massas e carnes a um preço justo. Pedimos frango empanado, arroz e macarrao com dois molhos, um prato que serve duas pessoas tranquilamente.

Dia 3 - Quinta - Cerro San Cristobal e Zoo/Cerro Santa Lucia/Jantar Ocean

Pegamos o metrô pela primeira vez! É um meio de transporte rápido e fácil de utilizar. Fomos da estação Tobalada até a Republica. Saindo da estação, anda-se cerca de 5 avenidas até chegar ao pé do Cerro San Cristobal. Lá, pega-se o Funicular, um trenzinho, para ir até o topo do Cerro.
No caminho ele faz uma parada no Zoológico. Eu gostei muito do zoo: Encontrei tigres, lêmures, suricatos, o panda-vermelho, lhamas...

Depois prosseguimos para o Cerro, onde comemos empanadas e experimentamos uma bebida típica da região: Mote com Huesillos. Feito com calda de pêssego, grãos de trigo e pêssego em conserva. (tirando os grãos de trigo, que não combinam em nada, é uma bebida refrescante e gostosa.)

Seguimos p/ o topo do Cerro, onde se tem uma vista maravilhosa de Santiago, apesar da neblina constante. Descemos de teleférico e decidimos fazer outro passeio: Cerro Santa Lúcia. Depois nos arrependemos de termos feito os dois passeios no mesmo dia, pois apesar serem lindos, são muito cansativos.

O Cerro Santa Lucia possui muitas, muitas escadas! Uma construção linda no meio da cidade, o Cerro contém arquitetura grego-romana, fontes, estátuas, bancos para as pessoas descansarem e um mirante.

Do Mirante é possível ter uma vista privilegiada da cidade, apesar da neblina. Perto do Cerro Santa Lucia está a Biblioteca Nacional, o Museu de Bellas Artes e a feirinha de Santa Lucia.

Na feirinha é possível encontrar artesanato local, e é ideal para comprar lembrancinhas para si e para seus amigos.

Eu comprei um caderno artesanal e um penal, pois queria levar itens de papelaria, mas lá também se pode encontrar luvas, toucas, mantas, roupas, bolsas, canecas, chaveiros, bijuterias... O que você desejar para presentear a alguém!

Depois decidimos jantar no restaurante Ocean. Pegamos o metro e depois seguimos a pé até o local, que possui, desde o exterior, decoração náutica!
A comida estava boa, minha família pediu polvo, peixe recheado com centolla, e eu pedi frango grelhado, mas o destaque ficou para o suco de framboesa, uma delícia! Aqui o preço foi um pouco mais salgado, mas valeu pela experiência e sabor.

As mesas são decoradas com conchas, cada cômodo é decorado com cordas, timão, sereias, escotilhas e há diversas frases sobre o mar e marinheiros nas paredes!

Dia 4 - Sexta - Farellones
O primeiro dia que vimos neve! Como ainda não era alta temporada, tivemos a chance de explorar o parque! É incrível como, apesar de o dia estar com - 6ºC, o sol reflete na neve e logo nos dá a sensação de calor.

Para ir até Farellones, é preciso subir de carro 60 curvas fechadas! Fomos com a Agência 321 Chile. Se eu fiquei com medo e enjoada no percurso sem neve, imagine só ter que subir no inverno com correntes nos pneus! Vários acidentes já ocorreram ali.

Fomos jantar no Don Gaviota. Queríamos experimentar a centolla, o famoso caranguejo gigante. Vimos o anúncio no site, mas quando chegamos no restaurante fomos informados que não havia aquele prato no momento.
Pedimos então salmão, escondidinho de Centolla, purê de batatas, batatas assadas e frango grelhado, além de suco de framboesa e chirimoia (uma fruta típica do Chile).

Em minha opinião, o frango estava melhor do que o do restaurante Ocean, mais suculento. O purê de batatas também estava delicioso. O preço foi um meio termo entre o Ocean e o La Picolla.

Fomos e voltamos de Uber. Não achamos a localização do restaurante muito segura para andar a pé, principalmente durante a noite. Em suma, não é uma localização muito turística, quase ninguém fala Português ou Inglês.

Dia 5 - Sábado - Embalse el Yeso e Jantar Peruano (Ají Seco Mistico)

Outro passeio feito com a 321 Chile! Achei o local mágico e inspirador! O contraste das montanhas nevadas com o lago da represa, de um azul claro e espelhado, é magnífico!

A neve estava mais presente na paisagem e no solo, onde me arrisquei a fazer um anjo de neve, e fizemos um piquenique no meio daquele cenário branquinho! Foi um dos passeios mais bonitos e marcantes da viagem.

Mais tarde, jantamos no centro, perto do Museu de Bellas Artes, no que se tornou o melhor restaurante da viagem: Ají Seco Mistico. O restaurante peruano serve porções fartas, deliciosas e o atendimento é excelente! Eu pedi frango, minha família pediu camarão e risoto, além de suco de morango e framboesa. O preço foi justo e valeu a pena pela comida excelente.

Dia 6 - Domingo - Vinicola Emiliana/Valparaiso e Vina del Mar.

Nosso terceiro e último passeio com a 321 Chile. Paramos na vinícola Emiliana, famosa por ser orgânica! Não são usados pesticidas, há galinhas soltas pela propriedade, que ciscam o solo, matando as pragas, de forma totalmente natural.

Seguimos para Valparaíso, que não me deu uma impressão muito boa de início. A cidade é considerada patrimônio da Unesco, mas vi tantas pichações e prédios depredados, caindo aos pedaços. Somente uma pequena parte dos prédios possui os lindos e famosos grafites. Na foto, uma escola com arte inspirada pelo autor Pablo Neruda.

Encontrei uma confeitaria francesa e não pude deixar de comprar um macaron... de framboesa! (percebam que essa fruta é famosa no Chile!)

Almoçamos no Oda Pacifico. Infelizmente a comida decepcionou. Meu prato de macarrão tailandês com frango tinha um gosto muito forte de cilantro. Os mexilhões pareciam com areia. Mas o suco (de framboesa!) estava excelente. E o preço também foi salgado.

Depois seguimos para Vina del Mar. No caminho passamos por uma universidade linda, no topo de uma elevação. Ela é informalmente chamada de Universidade de Hogwarts, por conta da sua arquitetura, a Universidade Técnica Federico Santa María. Em Vina paramos no relógio de flores e em uma praia para admirar o Oceano Pacífico.

Por termos parado na vinícola Emiliana no início do trajeto, não deu tempo de entrar no Museu Fonck, repleto de história e arqueologia. (Para minha tristeza, sou completamente apaixonada por arqueologia. Da próxima vez, farei uma viagem só focada nos museus!)

Jantamos no Costanera Mall. Pedimos uma pizza tamanho família no Pizza Hut, e no combo acompanhava suco de laranja, bolinhas de frango e palitinhos de queijo. Tudo estava delicioso!

Dia 7 - Segunda - Parque Bicentenário

Nosso último dia em Santiago. Queria ter ido no Museu Nacional de História Natural do Chile, no parque Quinta Normal, mas infelizmente ele não abre na segunda-feira. (Outro arrependimento. No museu há uma múmia inca e ossos de dinossauros!)
Fomos de Uber até o parque. Achamos ele maravilhoso! Repleto de bancos, é fresco, pacífico, com flores lindas e passarinhos, lagos com peixes e aves aquáticas. Queria que tivesse parques assim em Santa Catarina!

Jantamos novamente no Costanera Mall. Eu Pedi um Chicken Big King no Burger King e minha familia jantou no restaurante Costamia, a ambientação do restaurante conta com vários  aquários lindos com peixes exóticos.

Esse foi o nosso roteiro. Espero ter ajudado com dicas de locais e restaurantes, no caso de você ainda não conhecer Santiago. E se você já conhece, foi nestes locais? Ou conheceu outros? Venha conversar nos comentários!