"A República foi destruída, e agora a galáxia é governada pelos terríveis Sith. Obi-Wan Kenobi, o grande cavaleiro Jedi, perdeu tudo... menos a esperança. Após os terríveis acontecimentos que deram fim à República, coube ao grande mestre Jedi Obi-Wan Kenobi a missão de proteger aquele que pode ser a última esperança da resistência ao Império. Vivendo entre fazendeiros no remoto e desértico planeta Tatooine, nos confins da galáxia, o que Obi-Wan mais deseja é manter-se no completo anonimato e, para isso, evita o contato com os moradores do local. No entanto, todos esses esforços podem ser em vão quando o “Ben Maluco”, como o cavaleiro passa a ser conhecido, se vê envolvido na luta pela sobrevivência dos habitantes de um oásis esquecido no meio do deserto e em seu conflito contra o perigoso Povo da Areia."


Autor: John Jackson Miller
Editora: Aleph
Páginas: 528
Classificação: 4/5 ♥
Formato da Leitura: Físico

  Kenobi foi minha primeira leitura do universo expandido de Star Wars e foi uma leitura muito agradável. Depois do início meio parado, a estória ganhou mais ação e se tornou impossível de largar. No começo da leitura eu fiquei confusa com os personagens desconhecidos; pois cada capítulo é narrado por um personagem diferente e o único que eu realmente conhecia era Obi-Wan.

  Obi-wan vai viver em Tatooine após entregar Luke aos Lars e está decidido a ficar no anonimato, escondendo seus poder Jedi de todos, e se dedicar a missão de proteger o pequeno Luke. Porém, ele percebe que suas visitas frequentes a casa dos Lars chamam muito a atenção, e decidi vigiar a criança de longe.
"Uma vida que parece pequena por fora pode ser infinita por dentro. Até mesmo alguém vivendo no lugar mais remoto do universo pode se preocupar com centenas de outras pessoas. Ou com toda a galáxia" p.344

  Ele vai morar em uma casa afastada, e tem como companhia apenas sua Eoopie. Porém ele precisa de suprimentos e para isso irá até o oásis, um local onde ele pode comprar seus mantimentos no armazém de Annileen Calwell. Porém ele logo começa a chamar a atenção dos habitantes locais, tudo o que Obi-Wan menos deseja.
"As pessoas vinham para o oásis com a intenção de manter o máximo de descrição possível, fosse qual fosse a razão. O que elas não sabiam era que a vida em uma cidade pequena fazia da privacidade algo completamente impossível." p. 277

  Quando Obi-wan salva duas mulheres, a dona do armazém e sua filha, ele logo acaba ficando sob os holofotes dos curiosos que desejam saber quem é o misterioso Ben. Ele sempre tenta desviar a atenção dos moradores, mas Annileen logo se vê decidida a descobrir mais sobre ele.

  E esta não é a última vez que o misterioso Ben salva pessoas... Vários eventos ao longo do livro ocorrem, despertando a curiosidade de muitos moradores. Obi-Wan simplesmente não consegue evitar ajudar as pessoas, é o seu código Jedi. Muitas das intervenções de Ben estão ligadas aos ataques do Povo da Areia.
"Eu tento evitar as palavras sempre e nunca - disse Ben, passando o pano em um prato já limpo. Então, ele assumiu um tom de voz solene. - Coisas que parecem permanentes, garantidas, podem encontrar um jeito de mudar rapidamente, tornando-se algo que você nem sequer é capaz de reconhecer. E nem toda mudança é para melhor." p. 193
  Olho-de-Rolha, líder de um clã, é o terror dos habitantes locais, e para isso um dos habitantes, Orrin Gault, criou o Chamado, um dispositivo que pode alertar a distância que determinada propriedade está sob ataque do Povo da Areia e outros habitantes poderão ir até o local socorrer aos moradores.

  Os capítulos são intercalados por vários personagens como Obi-Wan, Annileen, Orrin e Olho de Rolha (A'Yark). Eu gostei dos capítulos sob diferentes pontos de vista, nos permite ver o que o personagem pensa e sente; e desta forma podemos conhecê-lo melhor.

  Outro ponto que me chamou a atenção foram as "conversas" de Obi-wan com seu mestre Jedi Qui-Gon, na verdade eram monólogos em que Obi-wan relatava seu dia ou semana à Qui-Gon através da Força, sempre sem respostas... Mas através destes monólogos conhecemos ainda mais sobre um dos nossos Jedis preferidos.

 Eu recomendo a leitura deste livro a todos os fãs de Star Wars, e mesmo que você não seja, se gosta de ficção científica, este livro é para você! Depois de Kenobi quero ler todos os livros do universo expandido de Star Wars! São tantos... No blog Pipoca Musical encontrei um post super legal, este aqui, em que a Raquel explica a ordem cronológica correta para lermos os livros do universo expandido de Star Wars.

4 Comentários

  1. Adooorei a sua resenha! Quero muito ler Kenobi e basicamente todos os livros do universo expandido, hahahaha. Vai demorar um tempo até isso acontecer.
    Pelo que você disse, me pareceu ser um livro muito bom. E com certeza ele está na minha lista de compras e leituras. <3
    Beijãao! :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são cerca de 300 livros do universo expandido hehe... Que bom que você gostou da resenha, espero que você goste da leitura de Kenobi!
      Abraços!

      Excluir
  2. Oi oi,

    não sou muito fã de Star Wars, por isso os livros não me chama muita atenção... Mas acho que vou indicar a obra para o meu pai, que é super fã da saga!

    Beijos!
    Participe do Sorteio de Estrela da Manhã, novo livro do André Vianco
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, que pena que você não se interessou pelo livro, mas aposto que seu pai irá amar este, ainda mais se ele é fã de Star Wars!
      Abraços!

      Excluir

Seu comentário será sempre bem vindo!

Divulgação de blogs