No final de janeiro, viajei com meus pais para o Rio de Janeiro, para obtermos o visto para os EUA. Apesar do pouco tempo na cidade, ele foi bem aproveitado. Confira um pouco do que eu visitei e descobri:

Sábado

O primeiro local que visitamos foi o Palácio do Catete, que ficava a cerca de 7 minutos de caminhada do hotel. O Palácio do Catete é o atual Museu da República. Ele abriga uma bela coleção de salas com diferentes estilos, como o islâmico, inspirado no Castelo de Alhambra (Granada), o francês (Versalhes) e contém inúmeras pinturas, vitrais e estátuas com seres da mitologia grega.

Além, retratos de presidentes que passaram por ali, itens usados na época... E o quarto de Getúlio Vargas, que morou no Palácio, que mostra inclusive a arma e o pijama que o presidente estava usando quando se suicidou.

O último presidente a passar pelo Palácio do Catete foi Juscelino Kubitschek, que se mudou para Brasília quando esta passou a ser a capital do país. Portanto, é um local mais que recomendado para se visitar se estiver de passagem no Rio, ótimo para apreciar arte e história nacional.

Depois visitamos o Jardim do Palácio do Catete, que é um local muito refrescante e tranquilo para passear, ler e conversar. No calor do verão do Rio de Janeiro, é um local mais do que recomendado para se visitar.

Domingo

No dia seguinte, visitamos o Cristo Redentor. Pegamos um táxi no hotel até a estação onde então pegamos uma vã para seguir até o monumento. O dia estava muito quente, o ar-condicionado da vã estava no máximo, portanto recomendo sempre levar uma garrafa de água com você. Paramos em um mirante para ver e tirar fotos do Pão de Açúcar, e após seguimos até o Corcovado. A estátua é realmente bela, e a vista é de tirar o fôlego! Havia muitas pessoas no local, e foi interessante ouvir vários idiomas, como o Mandarim, Inglês e Francês.

A tarde pegamos um táxi para visitar o Parque Lage, porém este estava fechado. Seguimos para o Jardim Botânico, onde conferimos uma exposição de esculturas de chumbo do Mestre Valetim, que foram restauradas, e uma ex-casa de engenho transformada em local interativo para os visitantes do Jardim.

Estávamos cansados da visita ao Cristo e por isso não entramos no Jardim em si, que tem de extensão enorme e pode ser um passeio de uma tarde inteira, mas apenas de ficar aos arredores do Jardim já é um ótimo passeio, com as sombras das árvores e o ar puro e refrescante em meio ao calor do Rio.

Segunda

Segunda-feira foi o dia em que efetivamente fomos fazer nosso visto. Precisamos ir a dois locais diferentes para realizá-lo, sendo o último a embaixada americana. No ínterim entre as duas entrevistas, visitamos a Biblioteca Nacional, o Theatro Municipal e o Museu de Belas Artes.

Tanto o Theatro como o Museu estavam fechados, mas visitamos a Biblioteca Nacional e fiquei um pouco triste por não ter visto livro algum... As visitas as estantes ocorrem somente em horários programados e com um guia.

Após a entrevista na embaixada americana e obtermos o visto, visitamos o CCBB; Centro Cultural do Banco do Brasil; onde visitamos o museu da moeda. Lá é possível encontrar inúmeras peças numerárias, datando deste a Mesopotâmia, até as moedas atuais de diversos países. No CCBB também é possível ver galerias de arte e assistir a filmes em cinemas próprios.

Após visitamos a Confeitaria Colombo, uma antiga e famosa confeitaria portuguesa, com uma bela arquitetura e ambiente elegante. No entanto, os preços dos alimentos estavam um pouco altos para nós e acabamos indo ao Starbucks na mesma rua... No calor do Rio de Janeiro, nada melhor do que um Frapuccino gelado!

Informações extras

Museu da República: Rua do Catete, 153 - Catete. Entrada: R$ 6,00.
A entrada no Jardim do Palácio é gratuita.

Jardim Botânico: Rua Jardim Botânico, 1008 - Jardim Botânico. Entrada: R$ 10,00.

Cristo Redentor: Parque Nacional da Tijuca - Alto da Boa Vista, Rio de Janeiro. Entrada: R$ 61,00.

Biblioteca Nacional: Av. Rio Branco, 219 - Centro. Entrada Gratuita.

CCBB: R. Primeiro de Março, 66 - Centro. Entrada Gratuita.

Confeitaria Colombo: R. Gonçalves Dias, 32 - Centro.

Espero que tenham gostado desta postagem um pouco diferente do conteúdo do blog! Você já viajou para o Rio de Janeiro? Como foi?